JESUS TE RESGATA
21:01 as 22:00
RELATO HISTÓRICO DA RÁDIO GOIOERÊ AM

Relato Histórico da Rádio Goioerê

    Informamos que o serviço de Rádio Difusão é concedido pelo Governo Federal, através do Ministério das Comunicações.
    No setor Rádio temos diversas modalidades sendo Rádios AM - (Amplitude Modulada ) FM ( Freqüência Modulada ) Ondas Curtas - Ondas Tropicais - que operam em diversas freqüências. A ultima novidade são as Rádios, tanto AM Quando FM que estão operando via Satélite.
    A Rádio Goioerê, opera em ONDAS MÉDIAS, portanto é Rádio AM - Opera na Freqüência de 740 KHz – tendo como prefixo ZYJ-259,operando com potência de 1000 Watts, licenciada para funcionar 24 horas. A Rádio Possui 2 transmissores de 1000 Watts, antena de 69 metros que estão localizados no bairro Jardim Primavera - Studios e escritórios na Av. 19 de Agosto 522.- Equipe de trabalho 11 Funcionários..- Está totalmente informatizada, tanto no sistema de gravação de comerciais, como no disparo de comerciais para o ar , equipamentos em Mini Disk digital - CD e Vinil, conta uma discoteca com acervo de cerca de 10 mil discos ( Vinil ) e mais de 500 CDs.

Como Surgiu a Rádio Goioerê

    Como já dissemos anteriormente, trata-se de uma concessão Federal.- E a permissão para a execução dos serviços de Radiodifusão Sonora em Goioerê se deu , através da Portaria 195-B de 13 de Agosto de 1.962 e publicada no Diário Oficial da União em 20 de Dezembro de 1.962. A emissora entrou no Ar no dia 19 de Agosto de 1.963 com o nome de Rádio Goioerê Organizações Curió LTDA. Tendo como proprietário o Sr. ERVIN BONKOSKI , que residia e reside até hoje em Curitiba, sendo hoje proprietário da Rádio COLOMBO na Capital do Estado.

 

Primeiro Locutor:

    A Rádio Goioerê teve como primeiro Locutor o Sr. Antônio Gask que juntamente com sua esposa Juraci, colocaram a Rádio no Ar no dia 19 de Agosto de 1.963. Foi nesta data que Goioerê foi elevado a sede de Comarca.- O segundo Locutor foi Martinho Dias ( o Nhô Chico ). O Sr. Antônio Gask ainda reside em Goioerê no Jardim Universitário Rua Prof. JL Godoy N.º 115. Telefone 522-1969.

 

Mudança da Rádio Goioerê

    Em 1.967, A Rádio Goioerê foi adquirida pelo Padre Luigi Depaoli com apoio da Comunidade. A Emissora operava em 250 Watts e estava instalada na Av. Daniel Portela ao lado do cartório Móre . A Emissora tinhas muitas irregularidade na época, o Brasil vivia no regime Militar e somente com o empenho do Padre Luiz e lideranças da época foi possível evitar que a emissora fosse cassada.
    Na Década de 70, a Rádio Goioerê que operava na Freqüência de 1460 KHz em 250 Watts, mudou para freqüência de 740 KHz , passando a operar com 1000 Watts, funcionava na Av. Daniel Portela no mesmo prédio do Cine Teatro Goioerê , onde hoje está a Loja Balloon e o Centro Catequético,( Vale registrar que o prédio antigo Foi demolido ).
    Em 1.990 ,Foi criado a FUNDAÇÃO ALDEIA S.0.S e a Rádio Passou a pertencer às Aldeias Infantis S.0.S Brasil que tem por objetivo repassar Recursos para esta entidade Filantrópica que atende crianças Órfãs e Abandonadas. A Emissora é administrada por uma Diretoria que tem como presidente o Sr. Maurice Marie Joseph Van Den Berch Van Heemstede que também é o diretor geral das Aldeias Infantis S.0.S Brasil. A Rádio Goioerê tem uma programação Eclética com destaque para a música , Noticias e prestação de serviços.

Biografia do Padre Luigi Depaoli

    Nasceu em 1º de Julho de 1.914
    Cidade -Trento Itália. Faleceu em Goioerê no dia 02/04/85.
    Filiação:Pai: Fautino Depaoli - Mãe Celestina Defront.
    OrdenadoSacerdote Em 25 de Março de 1.939 Na cidade Trento na Itália .
    Foi Missionário na China de 1.942 à 1.952.
    Chegou no Brasil em 1.953 - Cidade de São José do Rio Pardo – Estado São Paulo.
    No Paraná - Trabalhou na cidade de Santo Inácio e foi Vigário da Paróquia de Colorado.
    Chegou em Goioerê em 1.962 / Tomou Posse na Igreja Matriz nossa Senhora das Candeias no dia 28 de Janeiro de 1.962 – Onde permaneceu até 1º de Julho de 1.977.
    Logo em Seguida Tomou Posse na Paróquia de IV Centenário, onde permaneceu até seu falecimento , vítima de acidente Automobilístico.
    No Período em que foi Vigário na Paróquia Nossa Senhora das candeias, Padre Luigi, realizou as seguintes Obras:
    Em 1.962,assumiu a Tarefa do Sr. Francisco Scarpari, então Prefeito de Goioerê de continuar levar a termo as obras da Santa Casa Maria Antonieta , cujas as dependências na época eram reduzidas.
    Em 1.963 – Fundou a A.P.M.I. - Associação de Proteção a Maternidade e Infância de Goioerê .
    Em 1.964 Fundou a Escola Nossa Senhora das Candeias, Trazendo para Goioerê as Irmãs Vicentinas.
    Em 1.964 Recebeu o título de Cidadão Honorário de Goioerê - Outorgado pela Câmara de Vereadores.
    Foi o Fundador da APAE., e primeiro Presidente da entidade.
    Em 1.967, Reorganizou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Goioerê. Oferecendo meios para o seu funcionamento.
    Em 1.967 Adquiriu a Rádio Goioerê com apoio da Comunidade.
    Foi Idealizador e um dos Fundadores do Jornal Semanário Folha do Vale do Piquiri.
    Foi um dos Fundadores da Cooperativa Goioerê LTDA - Coagel da qual era associado.
    Idealizador do projeto e da Construção da Igreja Matriz Nossa Senhora das candeias.
    Construiu a Casa Paroquial / Recanto dos Amigos.
    Prédio do Cine Teatro Goioerê - Demolido
    Construiu o Prédio com dois pavimentos onde funciona hoje a Rádio Goioerê.
    Em 1.977, edita o livro MISSÃO NA CHINA ( On de conta sua vida de Missionário durante 10 anos na China Comunista ).
    Inaugurou a Aldeia S.0.S de Goioerê no dia 2 de Abril de 1.978 . e foi o seu primeiro presidente.
    Em 15 de Outubro de 1.978, Recebeu o título de Sócio Honorário do Rotary Clube de Goioerê.
    Em vida Fez testamento de doação da Rádio Goioerê p/ Aldeia S.0.S de Goioerê. Que hoje ampara cerca de 100 crianças Órfãs e abandonadas.
Em 15 de Fevereiro de 2008 teve os restos mortais transladado da Aldeia S.O.S  para uma Capela no Cemitério Municipal de Goioerê, pois foi um padre muito querido, e a comunidade queria ele mais próximo para visitas em datas especiais como finados.

Em Agosto de 2013 a Emissora Realizou um Jantar a Italiana na ACIG em comemoração ao seu Cinquentenário com a participação de Clientes, Funcionários e Diretores da Aldeia S.O.S

STUDIOS NA AV 19 DE AGOSTO Nº 522, 1 ANDAR , CENTRO

CEP: 87360-000  - GOIOERÊ - PARANÁ

TELEFAX (44) 3522-1162

TELEFONE DO OUVINTE (44) 3522-7777